quarta-feira, 30 de maio de 2012

Apontamento NSS7 usando inclinometro de transferidor escolar




Vamos ao método mais rápido e fácil de fazer apontamento para o satélite NSS7 usando um inclinômetro de transferidor escolar.
Para começar você deve fazer o seu inclinometro conferome ensinamos no artigo Faça um Inclinometro e Encontre qualquer Satélite em 5 Minutos, o inclinometro de transferidor escolar é a principal ferramenta para o apontamento de sua antena parabólica para o NSS7.
Antes de tudo calcule os dados de apontamento para o NSS7
Antes de começar a mexer na sua antena você precisa saber quais são os dados de apontamento para o satélite NSS7, por isto nós preparamos para você uma calculadora Dishpointer já ajustada para o satélite NSS7, calcule os dados nela e volte a este artigo para continuar o seu apontamento.
Calcule os dados do NSS7.
A primeira coisa a se mexer na antena é consertar o Giro do LNBF
O que você quer é ter um apontamento para o NSS7 com a menor dor de cabeça possível não é mesmo?
Então siga este conselho, a primeira coisa a se fazer é consertar o giro do LNBF, então siga o exemplo da figura abaixo, onde usamos o transferidor escolar para consertar o Giro do LNBF, onde 0° sempre corresponde ao chão, graus negativos correspondem a girar o LNB para o lado esquerdo e graus positivos correspondem a girar o LNB para o lado direito.
No caso do NSS7, a posição do LNB para Goiânia indica giro do LNB para o lado direito, colocamos o transferidor com a posição 0° para o chão e 90° apontando para o lado direito, agora para saber a posição do LNB basta colocar a linha que marca os graus no inclinometro de transferido escolar na posição de 56°, siga a posição da linha para consertar o giro do seu LNB.

 
Conserte agora a elevação e o sucesso do apontamento está garantido
Com o valor de elevação para o NSS 7 calculado pelo Dishpointer, é o segundo passo a consertar na antena parabólica e com isto o sucesso do seu apontamento já estará garantido.
Isto por que ao consertar a elevação basta ir colocando a sua antena no rumo do apontamento, também conhecido como azimute, que o sinal será encontrado facilmente.
E para consertar a elevação é fácil, se a sua antena é do tipo focal point, então basta colocar o inclinometro de transferidor escolar no suporte do prato da antena e ir consertando a elevação 
 
Já na antena offset existe uma diferença na marcação da elevação que deve ser calculada se for consertada com o transferidor escolar, 
 
Conserte o Azimute, é a parte mais fácil
Se você já consertou o giro do LNBF e também a elevação para o NSS7, encontrar o satélite será fácil igual morder água.
Com o seu receptor ligado e já tendo escolhido uma TP funcional do NSS7, basta agora consertar o Azimute, que é para onde você deve colocar a sua antena parabólica que o sinal do NSS7 vai aparecer rapidinho.
O NSS7 está na posição 22W, que fica entre a posição do Telstar12 15W e do Intelsat 11 da SKY que é 43W, olhando no calculo que você fez com o Dishpointer você verá uma linha traçada pelo aplicativo mostrando para onde você deve apontar a antena, siga a direção desta linha que não tem erro.
Para facilitar o seu apontamento para o NSS7, se você não tem nada que lhe ajude a encontrar o rumo em que o NSS7 está, então saiba que ele está próximo de onde o sol nasce até a posição de onde o sol está às 10h da manhã, agora ficou fácil achar náo é?